Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cortes machucam, mas são necessários

Às vezes parece que não crescemos e que a nossa vida não sai do lugar, por incrível que pareça isso pode ser culpa de nós mesmos. Ontem estava lendo um artigo sobre a importância da poda nas árvores frutíferas e eu percebi que essa coisa de poda se aplica muito às pessoas também, calma, vou te explicar.

Primeiro entenda, as podas servem para melhorar o desempenho de uma planta
"De uma maneira geral, podemos dizer que as podas são executadas para que façamos certas correções no desenvolvimento das plantas, ou seja, para mantermos a planta saudável."
É preciso podar a árvore, pra ela poder crescer, se fortalecer, e dar bons frutos. Na nossa vida não é diferente, às vezes precisamos podar algumas atitudes que nos impedem de crescer tanto fisicamente quanto espiritualmente.
Que nos impedem, por exemplo, de ter uma intimidade maior com Deus ou de realizar projetos que tanto queremos.

Existem três tipos básicos de podas:
A primeira é a poda de formação: "que é feita no início da vida do vegetal, quando este atinge um certo tamanho e precise sofrer uma correção no rumo de seu desenvolvimento. Este procedimento faz com que as plantas cresçam mais fortes, com boa formação de arbustos, frutificações, etc. E principalmente, alcancem o máximo de sua produtividade através de uma condição bastante saudável."

Essa poda, se aplicada as pessoas, corresponde à nossa primeira poda, geralmente feita pelos nossos pais ou responsáveis, quando ainda não entendemos muita coisa da vida. No primeiro momento ficamos chateados, com raiva e até fazemos pirraça, por que dói, porém, mais pra frente vamos entender que aquilo foi bom para o nosso crescimento.

A segunda é a poda de limpeza: "que visa eliminar galhos ou ramos mortos, secos, ou que apresentem má formação. Isto faz com que a energia vital da planta não seja "desperdiçada" com estes ramos ou galhos problemáticos, ajudando no melhor desenvolvimento do vegetal."

Ao longo da vida, a gente pode acumular muita bagagem emocional negativa. As vezes quando alguém nos machuca, seja amigos, pais, namorado, a gente se frustra e fica guardando isso em nós. Quando gastamos nossa energia pensando nisso e pensando que somos incapazes de fazer algo só porque alguém nos impôs tal pensamento, estamos nos bloqueando de prosseguir e crescer.
A poda de limpeza nas pessoas pode ser feita com o perdão, perdoando aquela mágoa não esquecida, perdoando a nós mesmos e nos permitindo lançar fora tudo aquilo que nos faz mal, que pode ser também, assim como sentimentos, aquelas amizades que só nos colocam pra baixo, cortar alguns relacionamentos às vezes nos faz crescer muito.

E por último, a poda de produção: "como o nome já explica, visa aumentar a produção e a produtividade de uma planta. É amplamente utilizada no cultivo comercial de frutíferas, por exemplo. Para que este tipo de poda surta os melhores efeitos, o agricultor deverá conhecer muito bem o processo vegetativo das plantas, sob o risco de diminuir a produtividade, ao invés de aumentá-la."

O que te impede de ter uma vida mais produtiva? É o tempo que você perde na internet? São as horas que você perde assistindo séries? Seja lá o que for, talvez seja hora de dar uma podada, não to falando pra parar de assistir séries e excluir suas redes sociais, não! Mas saber organizar o seu tempo e cortar um pouco do tempo que gastamos com coisas fúteis é sem dúvida uma boa idéia. Você não precisa assistir todos os episódios da sua série favorita de uma vez só, confesso que já fiz isso, mas depois eu percebi quanto tempo que eu perdi com uma coisa que sinceramente não me acrescenta em nada.
Na poda de produção devemos identificar o que está nos fazendo perder tempo, e podar a coisa certa, para assim aumentar a produtividade ao invés de diminuí-lá.
Uma dica importante é, quando cortar algumas horas gastas com coisas "fúteis" coloque nessas horas que sobraram alguma coisa que te traga crescimento, se você tem, por exemplo, o sonho de fazer intercâmbio, você pode começar a fazer um curso de inglês (ou qualquer outro idioma) mesmo que pela internet, nessas horas vagas. Pode começar a aprender a costurar, estudar a Bíblia, cozinhar, desenhar, ou qualquer coisa que tenha interesse, mas que sejam coisas que te tragam conhecimento e aprendizado. Assim você vai aumentar sua produtividade.

Cortes machucam. Dói, mas é necessário.
"Como toda poda é uma "mutilação", mesmo que benéfica, é interessante que se utilize algum produto especial, no local do corte, para que haja uma cicatrização mais rápida e eficiente."

Esse "produto especial" que vai te ajudar na hora da cicatrização é Jesus. Os cortes podem doer mas Jesus tem o amor perfeito que tudo cura e que tudo transforma, Ele te ama e está do seu lado para o que der e vier. Ele vai te ajudar com tudo o que você precisar, basta você entregar sua vida a Ele.

Este é o artigo sobre podas caso tenha ficado curioso, os trechos entre aspas foram retirados dele.

Espero muito ter ajudado em alguma coisa. Vamos começar esse ano diferente?!
Me conta sua opinião aqui nos comentários, um beijo e fiquem com Deus.

12 comentários:

  1. Gostei muito da sua explicaçao sobre o assunto, me fez entender melhor algumas coisas pela qual estou passando. Foi meio que uma confirmaçao de Deus, pois ele vem falando cmg algo do tipo o dia todo rs.Eu adorei o seu blog, e muito mesmo a mensagem que voce trouxe hoje <3

    http://primaveraconstante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* ownt que amor seu comentário, é muito gratificante ler coisas assim, muito obrigada por comentar, fiquei muuito feliz ❤ que bom que você gostou do blog seja bem-vinda e que Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Oi!!
    Te marquei numa tag em meu blog, dá uma passadinha lá: http://ocronistadorei.blogspot.com.br/2016/01/tag-liebster-award.html

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela indicação, vou ver sim.

      Excluir
  3. Eu realmente tomei um susto quando vi na timerline do blog o título do seu post. Sério mesmo! Mas, lendo sobre o assunto pude notar que era totalmente o oposto do que eu pensava. A sua forma de explicar essas mudanças da vida foi realmente impactante. Parabéns!

    http://majestadesanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindo post, muito profundo e muito edificante!!
    É muito bacana entender as formas que Deus age na nossa vida e o propósito disso, tudo para o nosso crescimento e amadurecimento com Ele :D
    Beijinhos Lo ;*
    http://ideiascoloridas.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada Ju ❤
      Sim sim, mesmo que a gente não entenda no momento, o que Deus faz é sempre o melhor pra nós. Beeijos.

      Excluir
  5. Gostei muito desse texto e da maneira como você expõe o assunto.É um reflexão mais do que necesssária!!
    bjs

    www.gleisecaires.blogspot.com.br
    www.esposasintercessoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...